Uma recente pesquisa do instituto PoderData revelou que 66% dos brasileiros são favoráveis à liberação da maconha para uso medicinal. Foram entrevistadas 2.500 pessoas em 178 municípios nas 27 unidades da Federação. Trata-se de um percentual expressivo que mostra que a opinião pública está cada vez mais aberta à discussão sobre terapias com cannabis. O índice também é 6 pontos percentuais maior que há um ano, quando a mesma pesquisa foi realizada.
O apoio da população chega em um momento em que o acesso legal ao canabidiol (CBD) e outros derivados está ganhando corpo no Brasil. Nos últimos anos, iniciativas de governos estaduais e municipais que ampliam o acesso a esses medicamentos se somam a estudos clínicos e experiências práticas que comprovam a eficácia da cannabis em diferentes contextos, fortalecendo a compreensão de que a planta pode desempenhar papel terapêutico, não estando restrita a estigmas do passado.
Regulamentação atual dá permissão de uso sob controle
Atualmente, a regulamentação brasileira permite o uso de produtos à base de cannabis para fins medicinais, desde que em formas controladas - como óleos, extratos e cápsulas - e sob prescrição médica. Uma série de condições já são tratadas com seu uso, como epilepsia, dor crônica, ansiedade e outras.
Para ter acesso legal, o paciente deve seguir alguns passos essenciais, iniciando com uma consulta com um médico habilitado, que realizará um laudo médico e, conforme o caso, a emissão de receita. A partir daí, é preciso autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o paciente possa adquirir os produtos.
O respaldo popular fortalece o trabalho de pacientes, médicos, pesquisadores e legisladores, já que, com uma base social firme, avançar em leis, protocolos, fiscalização e educação se torna mais viável.
Além disso, para muitos brasileiros, a cannabis medicinal já é uma realidade necessária, especialmente em casos onde tratamentos convencionais falharam ou causaram efeitos indesejados. Aqui no blog mostramos em detalhes como vem sendo o uso da planta nas mais diversas situações.