Aguarde, carregando...

Documentários sobre a cannabis para você assistir

Separamos dicas para incluir na programação e entender mais o que se passa neste universo

Falar em cannabis é falar em um tema que desperta polêmicas. Isso porque, à primeira vista, as discussões parecem sempre relacionadas aos aspectos recreativos da maconha, que também levam a debates sobre o uso e criminalização das drogas. Mas o uso medicinal do canabidiol tem sido bastante debatido, assim como o mito de que maconha é tudo igual. Aqui no blog, já explicamos que, dependendo da concentração de canabinóides presentes na planta da cannabis, os efeitos mudam, portanto, é preciso entender as diferenças.

 

Você pode acompanhar alguns filmes e documentários sobre a cannabis para entender melhor sobre o tema, por isso separamos alguns que valem a pena fazer parte da sua programação. Separe a pipoca e confira! 

 

 

  • Estado de Proibição

 

Esse documentário foi idealizado pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas e traz a história de algumas mães que desafiaram as leis do Brasil para cultivar maconha para tratamento dos filhos. As histórias mostram as dificuldades impostas, a questão da criminalização, assim como os resultados obtidos com os tratamentos. São casos de crianças que, por exemplo, sofriam com frequentes crises epilépticas, e encontraram melhora com o uso da cannabis. Você pode conferir no youtube

 

 

  • Maconha medicinal: cura ou crime (Weed the People)

 

Um olhar sobre o uso de maconha medicinal por crianças com câncer e as batalhas enfrentadas pelas famílias para lidar com barreiras e questões de legislação.  Neste documentário, em que médicos e pais pedem mais pesquisas sobre os potenciais efeitos da cannabis, você consegue entender um pouco mais desta realidade. Está disponível na Netflix.

 

 

  • Weed

 

Esse documentário especial da CNN tem 43 minutos e conta com a participação do Dr. Sanjay Gupta. Ele traz um panorama sobre o uso da maconha no mundo, seus efeitos e questões legais. Você pode assistir no youtube. Está em inglês. 

 

 

  • Breaking Habits

 

O documentário se passa em uma comunidade de freiras ativistas na Califórnia. Lá, elas administram a Sisters of Valley, uma fazenda de plantação ilegal de maconha, onde produzem remédios para combater diversos problemas de saúde de pessoas necessitadas, mas precisam lutar contra as autoridades. Confira aqui onde você pode ver. 

 

 

  • Weediquette

 

A série de documentários sobre a cannabis mostra  como a maconha é encarada através de aspectos legais, culturais, econômicos, políticos e médicos. O correspondente Krishna Andavolu aborda desde com veteranos que usam cannabis para PTSD (Desordem de Estresse Pós Traumático) até famílias que utilizam maconha medicinal para tratar crianças com câncer. O primeiro episódio pode ser assistido gratuitamente aqui.