Aguarde, carregando...

Agricultura familiar e cannabis

Mercado e famílias continuam com expectativas por avanço do PL 399, de 2015

Na USA Hemp acompanhamos de perto todos os movimentos relacionados ao mercado da cannabis. Estamos cientes da necessidade cada vez maior de se colocar o tema da maconha medicinal em voga, inclusive quando se trata de agricultura familiar.


O eventual cultivo da planta nesse âmbito, com foco nos portadores de distúrbios e doenças cujos sintomas são aliviados pelo seu uso, é algo polêmico, mas traz discussões essenciais. Para saber mais, inclusive, você pode assistir alguns dos documentários que já citamos aqui no blog


Por enquanto, o Projeto de Lei 399/2015, que trata do uso medicinal da cannabis e do cânhamo industrial, ainda está travado no parlamento devido a uma série de discussões ideológicas, mas a expectativa, nesse novo ano, é que possa haver algum avanço nesse sentido.


Tratando-se de agricultura familiar, sabe-se que a cannabis também pode ser analisada com o objetivo de melhorar a terra. Há, inclusive, um experimento da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que mapeou a aptidão brasileira para o cultivo da planta. O trabalho foi feito em conjunto com a startup ADWA e o Grupo Brasileiro de Estudos Sobre a Cannabis.


O mapa, chamado de Potencial brasileiro para o cultivo de Cannabis sativa para uso medicinal e industrial, mostrou que 80% das terras cultiváveis no Brasil seriam aptas para produção de cannabis industrial. Isso por conta do clima brasileiro, que é ensolarado boa parte do ano e conta com uma quantidade razoável de chuvas, além das boas condições de luminosidade no país.


Além disso, como já contamos aqui, em termos de mercado, a Kaya Mind estima que, caso houvesse uma regulamentação, incluindo o uso medicinal, industrial e recreativo da cannabis, seriam gerados R$ 26,1 bilhões à economia do País em quatro anos. Leia mais aqui.


Resta aguardar o que virá em 2023. Continue acompanhando as movimentações sobre o tema aqui no blog!