Aguarde, carregando...

Pets e cannabis

O que esperar dessa relação?

O uso de produtos de cannabis por animais de estimação já é algo comum em diversas partes do mundo. No Brasil, a regulamentação ainda não favorece a prescrição por veterinários. Apenas médicos habilitados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e dentistas cadastrados no Conselho Regional de Odontologia (CFO) podem prescrever. Entretanto, existem brechas na lei que possibilitam o uso.

Segundo estudos, diversas condições médicas dos animais de estimação podem ser tratadas com produtos que tenham cannabis como base. Como tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e ansiolíticas, entre outras, as substâncias podem ajudar a combater os sintomas de doenças como câncer, inflamação, osteoartrite, hiperestesia, ansiedade e etc.

Informações do relatório “Cannabis no Mercado Pet”, da Kaya Mind, mostram que existem cerca de 230 produtos no mercado de cannabis que poderiam ser usados pelos animais de estimação no Brasil. Se a indústria fosse regulamentada, o mesmo mercado informa que mais de 120 empresas da área poderiam atuar na indústria veterinária também.

Nesse cenário, a movimentação de mercado seria de R$ 1,45 bilhão, gerando arrecadação de cerca de R$ 109 milhões em impostos. Além disso, segundo os dados colhidos, os tratamentos com base em cannabis poderiam beneficiar cerca de 550 mil animais de estimação no país, ou por volta de 15% da população de cães e 12% da população de gatos, segundo o mesmo relatório.

Efeitos da cannabis no organismo dos pets

E por que a cannabis poderia auxiliar a combater sintomas de algumas doenças em animais de estimação? Segundo especialistas, a maioria dos animais vertebrados tem sistema endocanabinoide, da mesma forma que humanos. Assim, propriedades da cannabis, como os fitocanabinoides, terpenos e canaflavinas, produzem efeitos relevantes no organismo deles.

Muitos estudos têm sido conduzidos para se entender mais a respeito do uso, mas sabe-se que, além de animais de pequeno porte, como cachorros e gatos, já estão sendo tratados animais de grande porte também, como cavalos.

Na USA Hemp, cachorros, cavalos, bois, alpacas e até as galinhas são alimentados com ração de hemp, feita com o que sobra dos produtos extraídos para a fabricação do óleo de CBD.  

No Brasil, desde 2021, está em curso o Projeto de Lei (PL) nº 369/2021, que prevê a regulamentação do uso veterinário da cannabis, assim como pesquisas, estudos e comercialização no país para a área.